História
do
Escotismo
Um dia, em meados de junho de 1907, B-P enviou cartas a diversas famílias, pais de meninos de 11 e 12 anos de idade, velhos amigos do Exército, pais de membros da Companhia de Brigada de Rapazes (movimento juvenil já existente à época), jovens de escolas secundarias do Governo, empregados em fazendas ou filhos de operários convidando-os para uma atividade que se tornaria o primeiro Acampamento Escoteiro realizado.
Nessas cartas, ele dizia: ‘’Me proponho a realizar um acampamento com 18 garotos para aprender exploração, durante uma semana, nas férias de agosto’’. O local escolhido para o primeiro acampamento foi a Ilha de Brownsea, na Inglaterra.
Alguns meses depois, em janeiro de 1908, B-P publicou os fascículos do “Escotismo para Rapazes”, vendido em tiragens quinzenais, e que se revelou um sucesso, com os jovens se organizando em patrulhas para realizar as atividades sugeridas.
Em maio daquele ano B-P lançou uma edição completa, na forma de livro.
Foram os próprios jovens que começaram o Movimento Escoteiro, reunindo-se em Patrulhas, e só depois surgiram as Tropas, os Grupos Escoteiros e as Associações.
O Movimento Escoteiro se expande. Em 1910 já existiam mais de 100 mil escoteiros no Reino
Unido.
A tradução do “Escotismo para Rapazes” para vários idiomas e as viagens de B-P ajudaram a difundir o Movimento Escoteiro, que se transformou de uma iniciativa para jovens britânicos em um movimento mundial.
Além dos meninos o Escotismo atraiu a participação de meninas, que já em 1909 pediram a B-P que as aceitasse como “Girl Scouts”, e logo o Movimento abriu suas portas para elas.
Também as crianças mais novas queriam participar, e Baden-Powell criou o Ramo Lobinho.
E daí em diante, até sua morte, o Fundador dedicou-se a organizar e ampliar o Escotismo em todo o Mundo.
No Brasil, o Movimento Escoteiro chega em 1910, por meio de um grupo de suboficiais da Marinha, lotados no navio ‘’Minas Gerais’’, que haviam tido contato com o Movimento Escoteiro, recém-criado por B-P, na Inglaterra, e ao retornar fundaram o ‘’Centro de Boys Scouts do Brasil”, no Rio de Janeiro.
Em 1914 foi fundada em São Paulo a ‘’Associação Brasileira de Escoteiros’’, e através da orientação
dessa entidade se propagou o Movimento Escoteiro em todos os Estados do País. Outras associações foram fundadas na seqüência, até que, em 1924, as principais delas se reuniram e fundaram a União dos Escoteiros do Brasil, reconhecida por Baden-Powell como a única organização escoteira em nosso
país.