top of page

 

 

 

O PROGRAMA EDUCATIVO É ADAPTADO A CADA ETAPA DE DESENVOLVIMENTO

 

No Escotismo os jovens são agrupados por faixas etárias que compreendem etapas de desenvolvimento do ser humano.

 

Desta forma, oferecemos um Programa Educativo de qualidade, adequado a cada faixa etária e que o Método Escoteiro seja contemplado.

 

Assim, temos o Escotismo dividido em quatro Ramos:

 

• Lobinho: para meninos e meninas de 6,5 anos a 10

anos de idade.

 

• Escoteiro: para rapazes e moças de 11 a 14 anos

de idade.

 

• Sênior: para rapazes e moças de 15 a 17 anos de

idade.

 

• Pioneiro: para rapazes e moças de 18 a 21 anos de

idade incompletos.

Seções ou Ramos

Ramo Lobinho

ÊNFASE EDUCATIVA DO RAMO LOBINHO

 

I. Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de crianças de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre 6 anos e meio e 10 anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Lobinho concentra sua ênfase educativa no processo de socialização da criança.

 

II. O marco simbólico que é oferecido aos meninos

e meninas do Ramo Lobinho está associado à obra

do escritor Rudyard Kipling, “O Livro da Jângal”, em

especial as aventuras de Mowgli, O Menino-lobo.

 

III. A organização e o Programa Educativo para o Ramo Lobinho encontram-se no POR, no Manual do

Escotista – Ramo Lobinho, nos Guias do Caminho da

Jângal e em outras publicações oficiais dos Escoteiros do Brasil que tratem do assunto.

Ramo Escoteiro

ÊNFASE EDUCATIVA DO RAMO ESCOTEIRO

 

I. Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de adolescentes de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 11 e 14 anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Escoteiro concentra sua ênfase educativa no processo de criação e ampliação da autonomia.

 

II. O Programa Educativo é fundamentado na vida em equipe e no encontro com a natureza, sem se descuidar de outros aspectos relacionados com o desenvolvimento integral da personalidade. O marco simbólico proposto aos jovens do Ramo Escoteiro é representado por meio da expressão “explorar novos territórios com um grupo de amigos”.

 

III. A organização e o Programa Educativo do Ramo Escoteiro encontram-se no POR, no Manual do Escotista - Ramo Escoteiro, nos guias da aventura escoteira e em outras publicações oficiais dos Escoteiros do Brasil que tratem do assunto.

Ramo Sênior

ÊNFASE EDUCATIVA DO RAMO SÊNIOR

 

I. Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de jovens de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 15 e 17 anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Sênior concentra sua ênfase educativa no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais, auxiliando o jovem na formação de sua identidade e a superar os principais desafios com que se depara nessa etapa da vida.

 

II. O marco simbólico proposto aos jovens do Ramo Sênior é representado por meio da expressão “superar seus próprios desafios!”.

 

III. A organização e o Programa Educativo do Ramo Sênior encontram-se no POR, no Manual do

Escotista - Ramo Sênior, no Guia do Desafio Sênior

e em outras publicações oficiais dos Escoteiros do Brasil que tratem do assunto.

Ramo Pioneiro

ÊNFASE EDUCATIVA DO RAMO PIONEIRO

 

I. Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de jovens adultos, de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre 18 e 21 anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Pioneiro concentra sua ênfase educativa no processo de integração do jovem à sociedade, privilegiando a expressão da cidadania, auxiliando o jovem a colocar em prática os valores da Promessa e da Lei Escoteira no mundo mais amplo em que passa a viver.

 

II. O marco simbólico proposto para os jovens do Ramo Pioneiro é representado pela expressão “tenho um projeto para minha vida”.

 

III. A organização e o Programa Educativo do Ramo Pioneiro encontram-se neste POR, no Manual do Escotista - Ramo Pioneiro, no Guia do Projeto Pioneiro e em outras publicações oficiais dos Escoteiros do Brasil que tratem do assunto.

bottom of page