Um Pouco da História do
Grupo Escoteiro Marechal Rondon 39/PR
Grito de Grupo
Você sabe o grito do RONDON39PR ou é daqueles que fica enrolando a língua e fingindo que está gritando.
Seus problemas acabaram, esse é o nosso grito, que está no dialeto Nheengatu (língua geral tupi) falada até o século XIX por tribos que habitavam o litoral brasileiro e ainda hoje falada por tribos da Amazônia.
Vamos aprender?
Voz 1 - Catuçauape [Em paz]
Coro - Iane manhana manha [Sempre alerta]
Voz 1 - Uarenipe [Em guerra]
Coro - Iane manhana manha [Sempre alerta]
Voz 1 - Pindorama recé [Pelo Brasil]
Coro - Upain ara upe [Em todos os dias]
Iané manhana manha [Sempre alerta]
Muita História Para Contar...
A fundação do GRUPO ESCOTEIRO MARECHAL RONDON 39/PR aconteceu em 20/abr/1969, em um Fogo de Conselho no Campo de Futebol do Colégio Estadual do Paraná (CEP), aonde durante vários anos o RONDON manteve a sua Sede.
A criação do Grupo foi incentivada pelo então diretor do CEP, Professor Ernani Straube e pelos Escotistas Manoel Muzzilo, Joaquim Peixoto e Igor Kipman.
No Fogo de Conselho da fundação do RONDON foram feitas as promessas dos primeiros seis integrantes juvenis do Grupo: José Maia, Jorge Canale, José Francisco M. Mayer, Edgar A. Hübner, Fábio Kleine Albers e Johannes Mählmann Neto.
Estava então criada a primeira Tropa e nomeado o primeiro Chefe de Tropa, Manuel Muzzilo.
Em Setembro de 1969 foi criada a primeira Alcatéia.
Em 1971 houve a fusão com o Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Peralta, que funcionava no Círculo Militar do Paraná.
Além de diversos jovens, o RONDON recebeu um reforço de Escotistas, como João José Ramirez Junior, Roseanna Aben Athar e João Alberto Bordignon.
Neste mesmo ano, foi fundada a Tropa Senior.
No ano de 1974 foi fundando o Clã Pioneiro e em 1979, a segunda Tropa Escoteira.
Em 1983, com a abertura do Movimento Escoteiro para meninas, foi aberta a primeira Alcatéia Mista, em 1985 foi criada a Tropa Escoteira Feminina e em 1986, a Tropa Guia.
Em 1986, o RONDON concretizou o sonho de ter a sua sede própria, aonde em projeto liderado por Maurício Appel, nos instalamos ao lado do Bosque João Paulo II.
Instalado em casas centenárias , construídas de troncos por imigrantes poloneses e que foram transladadas de seus locais originais em Araucária/PR, hoje o RONDON tem uma Alcatéia, uma Tropa Escoteira, uma Tropa Senior e um Clã Pioneiro em plena atividade, todos funcionando em caráter coeducativo e fiéis aos princípios que regem o Movimento Escoteiro.